Um idoso de 82 anos de Itacaré, que já estava em tratamento há alguns dias no Hospital Regional Costa do Cacau por conta de um problema renal, foi confirmado neste sábado como portador do Covid 19. Ele já estava internado no Hospital Costa do Cacau e seu estado é estável. O contato próximo já foi identificado, orientado e permanece em isolamento domiciliar e monitorado pela equipe técnica. O paciente não está na cidade de Itacaré, e não foi notificado com a doença no município, mas o Comitê de Monitoramento contra o Coronavírus alerta para a necessidade dos cuidados que todos devem ter.

Diante do atual cenário epidemiológico municipal e regional, o Comitê de Monitoramento de Itacaré recomenda que a população previna-se. Se puder fique em casa e se precisar sair usar máscara de proteção. Também é preciso que realize a higienização das mãos e dos alimentos com água e sabão, utilização de álcool gel, etiqueta respiratória, higienização de superfícies com álcool a 70%, ou água sanitária. Também é preciso evitar aglomerações e em caso de sintomas respiratórios como tosse seca, falta de ar, coriza, febre, além de fazer isolamento domiciliar conforme preconiza o Ministério da Saúde, informe a equipe técnica pelo telefone (73) 99995-7568 a fim de que possam realizar visita e avaliar a necessidade da coleta do exame laboratorial conforme protocolo.

O prefeito Antônio de Anízio informou que desde o início da pandemia no Brasil, Itacaré foi um dos primeiros municípios a adotar todas as medidas de prevenção para garantir a saúde e o bem-estar da população. Mas é preciso que todos estejam comprometidos com essa causa, façam a sua parte, usem máscaras, evitem aglomerações e evitem sair de casa. Ele também explica que apesar ser residente no município, o idoso não está na cidade, mas sim em um hospital de referência, onde já estava antes de contrair a doença. O idoso apresentou sintomas gripais e ao ser feito o teste na unidade de saúde regional apresentou o quadro positivo para a doença.

“Esse é trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de Itacaré, pelo Comitê de Monitoramento, que tem realizado visitas e ações educativas nos comércios e residências, explicando sobre quais os procedimentos necessários para combater a doença. Mas é preciso que cada um faça a sua parte, evite aglomerações, fique em casa e use máscaras”, finalizou.