
O Instituto Nossa Ilhéus (INI) apresentou nesta quinta-feira (18) uma avaliação do nível de transparência das contratações emergenciais utilizadas no combate à COVID-19 nos municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia, que são: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colonia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau-Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.
A metodologia utilizada pelo Instituto foi desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil para o Ranking de Transparência no Combate à COVID-19, identificando e divulgando as melhores práticas de transparência e divulgação nas informações referentes às contratações emergenciais realizadas no combate à pandemia.
A escala avalia de zero a 100 pontos, sendo zero (péssimo) significa que o município é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência. Os critérios avaliam clareza, agilidade e facilidade na divulgação dessas informações para a sociedade, com base no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à COVID-19, que foi produzido de forma conjunta pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Tribunal de Conta da União (TCU).
Ressalta-se que a cidade de Ilhéus obteve 78,48 pontos, liderando no ranking dos municípios que tiveram seu desempenho classificado com o nível “bom, contudo, o desempenho geral dos municípios preocupa, pois, a maioria das cidades não possui site específico para divulgação dos dados, demonstrando total descuido em relação à transparência na gestão dos recursos. É importante destacar que na avaliação apenas quatro das 26 cidades atingiram o nível “bom”, pelos critérios de adotados, e nenhuma alcançou a categoria de “ótimo” na transparência das informações.

Para ter acesso ao Ranking Geral, Fonte de Dados, bem como Dados Completos da Avaliação e matéria completa: https://www.nossailheus.org.br/cidades-do-litoral-sul-da-bahia-apresentam-preocupante-desempenho-na-transparencia-de-contratacoes-emergenciais-em-resposta-a-covid-19/