QUEM SOMOS E QUE FAZEMOS?

Quando a pandemia do Covid-19 chegou ao Brasil e rapidamente alcançou o sul da Bahia, trazendo preocupações para a população da região, muitas organizações se mobilizaram para a realização de ações de combate ao vírus e aos impactos por ele gerado.

O cenário da região gerava apreensão: quantos leitos de UTI existem disponíveis? O que pode ser feito para melhorar o percentual de leitos por número de habitantes? Existe possibilidade de descentralizar a realização dos testes? Como aumentar o número de testes e a velocidade da entrega dos resultados? O que fazer para ajudar as famílias em situação de risco? Como viabilizar a produção de respiradores, máscaras, protetores faciais e demais EPI´s?

Com tantos desafios a serem enfrentados era necessário mais do que a grande vontade de fazer acontecer. Era necessário unir forças em prol de um mesmo objetivo. E foi assim que, a partir de discussões sobre o tema, na Instância de governança do Fórum Sul da Bahia Global, surgiu a ideia da realização de uma reunião de escuta, para que fossem apresentadas as boas ações idealizadas por lideranças regionais, instituições e academia.

Levantando a bandeira da velha máxima “todos juntos somos mais fortes”, a proposta foi um sucesso e rapidamente o movimento conseguiu agregar adeptos. Iniciativas de instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada, foram compartilhadas e uma verdadeira corrente do bem iniciada. Ajuda mútua, dedicação, entrega e, principalmente, vontade de proteger e cuidar das pessoas.

Em tempos de pandemia, mais do que nunca, as pessoas precisam umas das outras. E, mesmo no isolamento social, o espírito colaborativo aproximou essas instituições que, juntas, estão se se conectando e se doando por um mesmo ideal: manter o sul da Bahia comVIDA!